domingo, 27 de julho de 2008

Don't look back

Assisti o filme do D.A. Pennebaker: Dont look back , que tem como base a tour britânica do Bob Dylan em 1965, exatamente quando ele começa a se despedir da fase acústica para assumir a guitarra, algo marcante para a sua trajetória e para a própria história do rock. O filme vale pelo show e pelos bastidores, entrevistas (os papos não muito amistosos do Dylan com os jornalistas), gravações inéditas, as imagens ao fundo de Londres dos anos 60, que nos deixam uma sensação estranha de “ah se eu estivesse lá”! Em 65 eu tinha 7 anos e o Dylan não tinha entrada em minha vida ainda. O que aconteceu já nos 70 com Lay lady lay e Like a rolling stone. E o filme vale muito também pelo que acompanha os dois DVDs, um livro/roteiro do filme com fotos, um livrinho com uma seqüência da filmagem em que o Dylan vai trocando os cartazes e que se a gente deixa correr as páginas parece uma seqüência animada, de filme! E a arte da capa, da caixa que envolve todo o projeto, o cheiro do papel da caixa...agora que a música virou um arquivo no computador, penso no que significa tudo isso. Quando comprávamos um disco de vinil, além do som tinha todo o ritual da capa, do encarte, o levar o disco pra casa, sentar pra ouvir. Os arquivos baixados da internet são rápidos, democráticos, acessíveis... mas não tem ritual, nem cheiro!

6 comentários:

Anônimo disse...

Bah, Mauro... casei em outubro do ano passado e na lista de presente estava um aparelho de som, mas não ganhamos... então arrecadamos o 3 em 1 do meu marido e também os vinis que eu tinha na casa dos meus pais e dos pais dele, fora umas "doações" (na verdade vinis que o pessoal ia jogar fora). Realmente o vinil tem algo de "ritual". Era mais difícil conseguir uma música e por isso mesmo parecia que eram mais especiais do que hoje que as temos num click do mouse...
Abraço, Claudia de Montenegro

Unknown disse...

Mauro Borba! Oiie :D
tenho 14 anoos e sou tua fã...
tua e de todos vocês do caféziinho...
desculpa tá faalando por aqui, acho que aqui era só pra comentar sobre o blog...=/
Deesculpa tá? Mas é que eu AMOO VOCÊS DEMAIIIS! *-*
:D

De verdade.
O ano que vem, eu vou no Rock in férias, e eu vou procurar vocês láá..xDD

Se leembrar, me manda um beiijo lá no caféziinho, meu nome é Marih...sou de Bagé!

Beiijooos! Te amo ♥

Anônimo disse...

Oi! Mauro Borba eu sou tua conterrânea,me criei em cachoeira do sul,eu morava na rua Ivo Becker bem em frente à Suc antigo hotel união,vim para Porto Alegre no ano de 1986 e nunca mais retornei para cachoeira do sul,estou merrendo de saudades de lá,gostaria de saber em qual endereço que você morou lá e em qual escola você estudou;um grande abraço pra ti!aguardo respostas.

Luis Fernando.DM disse...

D.A. Pennebaker que é o responsavel pela filmagem do Classico Depeche Mode 101.

Anônimo disse...

CURIOSO ! ,Prezado Mauro,infelizmente não tive a oportunidade de te conheçer(ouvir)mas pelo nome e comentarios de seus fans deve fazer o maior sucesso...,honre esse nome e sobrenome,igual ao meu ,poren estou em outra praia ,sou projetista de bares,com 38 projetos em varias partes do Brasil,ai no sul,tenho dois em Curitiba,Bar churrasquinho de gato(R) e Sossega Madalena(R),meu nome é muito conhecido em criar bares de sucesso,minha idade é igual a sua ,05/11/62,sou de Brasilia e de Goiania. Boa Sorte ¨XarᨠMAURO Martins BORBA,

Anônimo disse...

Por que nao:)