terça-feira, 31 de março de 2009

A nova velha Pop Rock !


 


 

Foi o Eduardo Santos mesmo que me lembrou essa semana da frase que eu proferi quando saí da Ipanema FM e fui pra Felusp FM (pra quem não sabe ou não lembra, a Pop Rock antes de ter esse nome, era a Felusp FM) em 1992: "não sei onde eu tô indo, mas sei que tou no meu caminho. Enquanto você me critica eu tô no meu caminho" que é de uma música do Raul Seixas que foi gravada também pelo Barão Vermelho, chamada No fundo do quintal da escola. (Há uma referência a isso no meu livro Prezados Ouvintes – editora Artes e Ofícios).
A lembrança é pertinente porque estamos de novo prestes a começar uma nova fase da Pop Rock. A Pop + Rock! Essa nova programação que traz novas parcerias, também é uma volta às origens. Eu e o Eduardo trabalhamos juntos na Ipanema nos anos 80 onde ele surgiu como operador de áudio. No final da década, Edu foi estudar na Ulbra e acabou entrando na Felusp FM fazendo o College Radio. Em 92 quando fui convidado a assumir a direção da Felusp, o Edu teve papel importante na minha transferência, me convencendo a aceitar o convite, já que eu realmente estava em dúvida e só aceitei depois de algum tempo e do segundo convite da direção da Universidade. Depois de uns dois anos trabalhando juntos na Felusp, Eduardo voltou pra Ipanema onde ficou por muitos anos chegando a ser o diretor da rádio quando a Kátia Suman deixou o posto. Enquanto isso surgia e crescia a Pop Rock, a rádio da Ulbra. Passamos um bom tempo meio afastados e ultimamente voltamos a conversar bastante sobre as rádios, sobre o mercado publicitário e coisas relacionadas ao trabalho. Agora estamos juntos de novo nessa nova empreitada que é também uma volta ao passado, de certa forma, pois a Pop Rock vai resgatar alguns conceitos que fizeram parte da rádio e que nos últimos tempos andaram um pouco esquecidos por razões variadas mas quase todas elas relacionadas ao mercado, à concorrência entre as empresas e coisas do gênero. Essa semana recebi um email de uma ouvinte se dizendo perplexa com as trocas de profissionais entre as rádios, citando especificamente os casos do Fetter e do Edu Santos pois ambos fizeram algo parecido. O primeiro, no Cafezinho criticava seguidamente a rádio Atlântida, a direção da empresa e a RBS como um todo em palavras nominais e acabou sendo contratado com cargo de direção e ainda levou mais três locutores da Pop Rock numa tacada só. O Edu nos malhava na Ipanema dizendo que o Cafezinho era uma espécie de besteirol que estava na moda nas rádios e etc... a ouvinte não entende como essas pessoas falam desta forma e são contratadas. Não é fácil de entender mesmo. Lembro dos jogadores de futebol que beijam a camisa do time que ontem era adversário por uma boa quantia de dinheiro, muito mais do que a gente, reles radialistas poderíamos ganhar em alguns anos de trabalho. Maketing, estratégia, necessidades pessoais e profissionais, interesses empresariais, dinheiro, no fim das contas.... tudo faz parte do jogo. Claro que existem casos e casos. E no caso do Edu, eu sempre soube que era o discurso que ele fazia no momento pra defender a rádio Ipanema que sempre teve no ataque e na contestação o seu marketing de sobrevivência. No fundo as empresas são meio que iguais em quase tudo, querem resultado. E as pessoas também querem quase a mesma coisa, ganhar mais e trabalhar menos, em linhas gerais. A diferença, na minha opinião, é que tu possa te orgulhar do trabalho feito, deixar um legado positivo relacionado ao teu nome e manter uma coerência pessoal dentro dessa incoerente e tênue linha que separa o joio do trigo! Mas isso é o que eu acho... Então, de novo, estamos seguindo nosso caminho, a diferença é que agora sabemos um pouco mais para onde estamos indo...ou não!

32 comentários:

Roger... disse...

The Borba!

Tava meio loco atras da notícia, quero saber de antemão o que vai acontecer hoje na rádio q eu cresci ouvindo! Pelo q entendi só coisa boa!
O Edu é foda! tenho certeza que vai melhorar muito a qualidade da programação!
Parabéns a todos poprockinos pelos 12 anos!
Sorte na caminhada!

Dêêêê disse...

Borba. Desejo todo sucesso, nesta nova fase.
Abraço.

Indio disse...

Parabens Borba!!

Nesse tempo de transloucada mudança, uma radio que fica estagnada na programação acaba por ficar pra tras tambem... Muito coerente teu post e tuas explicações o que só aumenta nossa complicidade e empatia com esta que é a melhor radio que existe pra mim. Rá! Um glu glu no coração.

Anônimo disse...

Mestre.....sabem aquelas crianças que dizem a seus pais, ou herois, que quando crescer querem ser como eles.

Eu quero ter a mesma sabedoria e proficionalismo que tu tem.
Sucesso, pra vocês.
E apesar de tu ser colorado e ainda por cima o Edu tambem.....
Eu e sempre serei POPROCK.
Volta Morning Show
Volta campo minado

Anônimo disse...

pelo que eu to ouvindo, ta otima, diferente das outras radios, que só tocam coisas chatas e repetitivas, a pior coisa é quando se liga o radio e toca a mesma coisa em todas, irrita
embora eu goste de ouvir minhas musicas favoritas no ipod, eu sinto falta de ouvir musicas decentes no radio, não suporto ouvir essas coisas descartaveis e de modinha, coisas que daqui ha 3 meses, ninguem se lembra
espero que mostrem bandas, muito alem dos concorrentes e mtv, não existe só emo, pseudo rock etc
parabens, e continue assim

Tônia disse...

Qualquer comentário que eu faça torna-se dispensável.

Estamos aí juntos nessa: Pop + Rock, porque voltar as origens também é prova de maturidade.

Darlei Granetto disse...

Mestre Mauro, o interior sente falta da programação na íntegra da pop+rock. Aqui em Cruz na hora do feras do rock, hoje tocou música dance. Dá para acreditar?

Humor Stand Up E Improviso disse...

O que vou dizer? talvez repetir o que já disse, que te escuto desde o tempo que ganhava ingressos pro cine ABC á meia noite ainda na Ipanema...acho melhor desejar boa sorte mesmo, deste teu antigo e fiel ouvinte de boys don,t cry..

Unknown disse...

Eu ouço a Poprock e não troco... confesso que andava meio de saco cheio dos horários em que tocava sempre o mesmo tipo de música... Hoje foi bárbaro! Meus amigos até riem de mim, da minha fidelidade... Mas estava morando em SC qdo aconteceu a troca do Fetter e considerei uma traição... Me sinto traída até hoje ... e não ouço AtlÂntida de jeito nenhum... Beijos a todos e PARABÉNS!

Unknown disse...

Eu ouço a Poprock e não troco... confesso que andava meio de saco cheio dos horários em que tocava sempre o mesmo tipo de música... Hoje foi bárbaro! Meus amigos até riem de mim, da minha fidelidade... Mas estava morando em SC qdo aconteceu a troca do Fetter e considerei uma traição... Me sinto traída até hoje ... e não ouço AtlÂntida de jeito nenhum... Beijos a todos e PARABÉNS!

Unknown disse...

Eu ouço a Poprock e não troco... confesso que andava meio de saco cheio dos horários em que tocava sempre o mesmo tipo de música... Hoje foi bárbaro! Meus amigos até riem de mim, da minha fidelidade... Mas estava morando em SC qdo aconteceu a troca do Fetter e considerei uma traição... Me sinto traída até hoje ... e não ouço AtlÂntida de jeito nenhum... Beijos a todos e PARABÉNS!

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miho disse...

Não gosto de mudanças. Já fiz muitas a minha vida toda, a maioria forçada. Porém, vejo com bons olhos esta mudança. A entrada do Marcio Paz já provocou uma mudança imensa na programação da tarde, dando uma renovada (ou melhor) uma Rocknovada na programação, renovando com classicos!
Saiba Mauro que tu não deixa nada a desejar com estas mudanças e saida ainda que as criticas podem sempre ser construtivas e que bom que tu tem coragem de mudar pra melhor!
Abraço!!!!

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa disse...

Grande Mestre! Sou tua prezada ouvinte desde o primeiro programa na Ipanema. Depois Felusp/Pop Rock e adorei saber que cada vez mais rock! Salve 1º de abril de 2009!
Sucesso!

Luis Fernando.DM disse...

Acho a Sabrina uma bela contratação ouvia ela na Ipanema todos os dias.
A Hora do Rush no horario das 6 é a melhor noticia, além de um passado a lindo no meio da tarde tamb é bem legal, vamos ver como a Simone se sai na seleção musical, se é q é ela q a faz.
Mas com essa revigoração da radio eu gostaria de saber se o programa boys vai voltar a ser ao vivo? Se a reprise de domingo, continurá no ar?

O programa que mais me identifico na Pop Rock anda meio largado, existem varias idéias e formatos, que podem ser feitos para retormar o posto de pioneiro e melhor programa do rádio no que ele se proponhe a fazer, e que hoje todos imitam, seja na interatividade como no formato, e que hoje esta bem aquem do respeito criado em torno dele por todos que conhecem a melhor época da musica. Forte abraço do fiel ouvinte desde 2001.
Abs.

Unknown disse...

Borba,
A programação como estava realmente não tinha nada haver com o nome da rádio...estava uma jovem pan disfarçada, nas tardes realmente mudava de rádio e ouvia a ipanema...mas quando voltei de férias no inicio de março, notei que a programação estava um pouco diferente e notei que aos pouco a rádio estava voltando aos velhos tempos....e hoje e continuando assim acredito que a rádio crescerá cada vez mais.... abraços,

Jamerson Sobrinho

Ricardo Souza disse...

Como apreciador do bom e velho rock 'n roll, gostaria de parabenizar a ação da rádio. Essa onda de músicas descartáveis (hip-hop & cia) logo ia passar...moro em São José (SC) e conheci a rádio assim que o Eron Dalmolin foi demitido da "cópia" e passou a trabalhar com vcs. Passei a ouvir o Cafezinho todos os dias (ao vivo pela net ou com os downloads da comunidade no orkut). Abraços de um catarina que muito admira o trabalho da Pop+Rock!
Abraço!

Mauricio disse...

Grande Mestre Mauro...sucesso nesta nova fase da Pop + Rock...só acho que deveria ter o programa SÓ DA POP com o guri da mortadela hahahahahahahaha

PS: uma dose de hora e meia de café vai causar dependência nos ouvintes....
grande abraço
Mauricio Gremistão de Canoas e ouvinte fiel POP + ROCK

Fabiana Abreu disse...

Obaaaa! Mudanças!!!Não fosse teu blog, nem saberia da notíca, confesso que ouço muito raramente a rádio (o rádio em si). Mas estou feliz com a notícia!!!Admiro a forma carinhosa e bem esclarecedora que tu tens de "explicar" p/ teu público o porquê das coisas!Vou conferir certo!!! E tomara mesmo que volte, pelo menos perto, das origens, eu gostava da Feluspe. kkkkkkkMauro... sucesso!beijão

Hans disse...

A Nova e velha Pop Rock, aquela rádio original em que nós ouvintes nos apaixonamos, aquela vibração sonora que embala nossos melhores momentos.Com certeza, colheremos os melhores frutos possiveis com isso, ouvintes, comunicadores, clientes...todos tem a ganhar com essa magia que a Pop Rock está trazendo de volta!

Daniel Hofmann Martins disse...

Cara. Desejo muito sucesso pra todo mundo aí da rádio com esta nova programação.
Mas, do fundo do meu coração, desejo muito que esta nova "cara" da rádio permaneça por muito tempo (pra sempre) desta maneira, que é conseguir aliar a volta às origens com muita qualidade com a inevitável veia comercial que não tem como fugirem no contexto de hoje (até a Ipanema hoje faz parte do grupo Band).
Um grande abraço.

Leandro Guedes disse...

Só tenho uma coisa a dizer:
Até que enfim!!!
Esperava ha tempos isso acontecer!!!
Uhuuuu!!!

Juliano Godoi disse...

Pois é Mauro, realmente as mudanças são importantes, confesso que gostava muito do cafezinho quando tinha o Fetter, Cagê, Maurício, Couto...enfim...passado, mas gostava por que havia um balanço, entre a comédia escrachada e a notícia em sí, a discussão política e tudo mais...havia um meio termo muito interessante.
Mas poxa, saíram...problema deles, acredito que quem escuta a PopRock escuta por que se identifica, a PopRock tem uma cultura própria que cativa e fideliza o ouvinte.
Eu escuto a PopRock a muito tempo, herança do meu pai também fiél ouvinte...
Admito que não estava gostando muito das músicas, mas escutava, sabe por que, por que acredito na rádio, e que bhá velho, escuto a tanto tempo, só por que as músicas não estão 100% como gosto não ouvir...acho que não é por aí, vou ouvir sim, vou reclamar e falar o que penso para ajudar a rádio que gosto e que sempre vou ser fiel.

Bom Mauro, me estendi um pouco mas acho que é isso...desejo muito sucesso pra tí que é um cara excepcional, tem uma carga no ramo fantástica e só tem a acrescentar para essa gurizada toda!


A PopRock é a rádio que escuta seus ouvintes...e isso é...bom...isso é...sei lá a palavra que descreve...mas é bom!

Abração!!!

Juliano Godoi

Anônimo disse...

Nunca mais tinha ouvido a Ipanema. Esses diasvoltei a ouvi-la. Achei a programação mais leve, menos cansativa, menos vinhetas e me dei conta que mala do Edu tinha saido GRaças.

Anônimo disse...

Nunca mais tinha ouvido a Ipanema. Esses diasvoltei a ouvi-la. Achei a programação mais leve, menos cansativa, menos vinhetas e me dei conta que mala do Edu tinha saido GRaças.

Thiago Kansao disse...

Mestre Mauro...


Sem palavras... de certa forma é exatamente o que eu como ouvinte tento sintetizar. Entender esse comportamento estranho que o profissionalismo nos faz presenciar e até gerar. Mas mudanças a parte...

Pop Rock sempre... Parabéns por sempre estar com o pessoal e essa mudança "old School" .

Que a velha guarda do rock sempre tenha seu espaço no rádio.

Denis Bitencourt disse...

É fantástico o que está acontecendo. Jamais poderia imaginar que um dia poderia voltar a escutar a nossa rádio um dia inteirinho sem desligar o aparelho de som, e recorrer aos meus mp3 do PC. Nos últimos dias tem sido frequentes os momentos em que me pego sorrindo sozinho ao som de um bom Rock and roll. Enfim. Obrigado Mauro. Obrigado Pop+Rock.

Anônimo disse...

Parabéns pelas contratações, Mauro. É isso aí, ficar lembrando quem já foi não tem nada a ver, o negócio é continuar mandando ver nessa rádio que é show de bola. O Edu e a Sabrina estão chegando pra completar essa equipe nota dez. Abração. To na escuta. hehehe

Anônimo disse...

E gozado que quando as rádios entram em crise elas tentam mudar a roupagem. A pop tenta ficar mais rock
Na Ipanema o fenomeno foi inverso a Rockeira tentou ficar mais pop no auge da crise. Agora sai o Edu e ela tenta voltar as origens.PELO MENOS ISSO.

Aramy Silva disse...

Mauro
Sou tua fã desde a Ipanema. Aliás, li o Prezados Ouvintes agora neste último janeiro e quis te agradecer pela viagem no tempo que fiz. Acabei só agora descobrindo teu blog e resolvi te escrever para dizer que tô gostando muito da nova programação da rádio, não aguentava mais Rihana, pra te falar a verdade.
Boa sorte procês todos. (Tenho que dizer, no entanto, que sinto muuuuita falta do Couto> É uma pena...)

Alice Umbrella disse...

Eu acho que a programação está do melhor jeito que lembro de todos esses anos que escuto a rádio. Espero que d~e tudo certo!

Anônimo disse...

Mauro, além de curtir o programa, também curtia as festas que rolou aqui no Lami com a Transmisom. Sucesso sempre, viva o Rock "n" Roll! Pati